A Escola Pedro Apóstolo é uma instituição fundada em 1997 por Odilon Augusto Paschoal e Dircea Paschoal, ambos pedagogos, com o propósito de formar um (a) cidadão (a) engajado na busca de um Planeta mais justo e limpo.
A busca é contínua por um legado acadêmico de excelência bem como a formação de pessoas emocionalmente preparados para enfrentar os desafios cotidianos.
O objetivo da Família é que a escola ofereça um ensino global no qual o (a) aluno (a) seja visto como único e que suas habilidades sejam valorizadas e estimuladas por meio de aulas dinâmicas, projetos originais, grupos reduzidos, colaboradores engajados e experientes num ambiente motivador e seguro.
Compreendemos a escola como um local acessível e democrático para todos que convivem nela. Por isso a estrutura física é pensada e planejada para alcançar nossos objetivos.
Confira abaixo todos os ambientes de aprendizagem oferecidos:
O nosso compromisso é com a ação do ser humano, o desenvolvimento de suas habilidades e competências do “saber ser” e a conscientização ambiental diante dos desafios deste século, aliando conhecimento e respeito às diversidades culturais, históricas e sociais. Acreditamos que o ensino de qualidade se fortalece a cada dia na valorização do capital humano através da formação continuada dos educadores e norteado pela proposta pedagógica interacionista.
• Turmas reduzidas de até 25 alunos.
• Professores especialistas em todos os segmentos.
• Segurança.
• Estrutura projetada para atender as necessidades dos alunos.
• A relação família x escola como pilar fundamental para o desenvolvimento da criança.
A sustentabilidade em nossa escola surgiu quase que como uma necessidade de sobrevivência da própria escola. Sim, porque se temos a função de ensinar globalmente, temos que envolver o meio ambiente nesta jornada e foi essa vontade de ir além e compreender que quando você joga algo fora, o fora não existe, é que damos cada passo em direção a preservação do nosso Planeta, e esta mesma direção que nos motiva a forma alunos engajados que compreendem a importância de tal. Vamos conhecer as ações?
A escola participa de um projeto da Organização das Nações Unidas que tem como propósito diminuir o consumo de plástico. Após enviar nosso projeto em março de 2019, recebemos a notícia de que ficamos entre as 10 finalistas nacionais. Uma ótima notícia, só não mais importante que as ações permanentes que este projeto nos deixa e a mudança de comportamento dos colaboradores e alunos.
O lixo orgânico é uma preocupação constante em nossa escola, pois sabemos que infelizmente o destino desse composto é o Lixão. Mas essa realidade não acontece por aqui. Em parceria com a Startup Composta Mais, o lixo orgânico produzido em nossa cozinha, refeitório e sala dos professores são levados a compostagem para que se transforme em adubo, inclusive os copos de papel, guardanapos e embalagens vegetais utilizados por nós são compostados.
Você sabe o que fazer com aquele toquinho de lápis ou com a embalagem da sua cola bastão? Nossos alunos sabem! Eles trazem para a escola. Sim, para escola! Aqui recolhemos todo o material escolar que não tem mais condição de ser utilizado, bem como esponja de louça, que eles trazem de casa. Funciona da seguinte forma: a cada 5 quilos a empresa TerraCycle nos envia uma etiqueta que levamos ao Correio, que envia para auma empresa parceira onde acontecem a reciclagem e a transformação para uso em diversas frentes, sem a necessidade de tirar recursos da natureza, para a produção destes materiais. Outro ponto importante é o valor que este envio e transformação geram, pois o mesmo valor é destinado a uma série de entidades assistenciais para retirada de crianças em vulnerabilidade social.
A campanha Tampinha Solidária, da Associação das Acácias da Emiliano Perneta (AAEP), é um projeto social de reciclagem de tampas plásticas, com o objetivo de garantir recursos financeiros e destinar a aquisição de fraldas geriátricas para lares de idosos carentes, previamente selecionados e devidamente registrados.
Sabemos que o óleo culinário é utilizado com frequência nas cozinhas brasileiras, seja ele de milho, soja, canola, girassol, oliva, etc. No entanto, nem sempre todos sabem o perigo que o mau destino deste produto pode causar na natureza, principalmente quando descartado no solo ou ralos de pia. Preocupados com mais esta questão ambiental, nos filiamos à Preserve Ambiental, uma empresa especializada em coleta e destinação para transformação em biosdiesel. Nossa ideia, é que as famílias criem o hábito diário de depositar após um litro de coleta e com o coração cheio de orgulho, já podemos dizer que a aquisição foi um sucesso. Para um Planeta mais limpo e justo, precisamos primeiro ensinar as crianças.