A primeira Infância é a fase em que o ser humano desperta para a sua existência. Precisa ser valorizada e compreendida pelas pessoas que o cercam. Permitir um ambiente seguro e potencializador para os primeiros anos de vida, pode significar desenvolver uma criança livre para sentir, aprender e experimentar.
A metodologia por Projetos compõe nosso jeito de ensinar porque através dela proporcionamos aos alunos compreender sobre a natureza e a sociedade que o cerca como ser pertencente e responsável por suas ações.
A Escola Pedro Apóstolo define sua prática pedagógica como ativa e contínua, ou seja, não paramos de aprender quando acaba a aula, permanecemos absorvendo e construindo ao longo da nossa da rotina diária e em nossas reflexões individuais e coletivas.
Preparamos as crianças a partir dos três anos de idade através dos debates, assembleias, pesquisas e principalmente ensinamos quando observamos e as engajamos a aprender do jeito que lhe faz sentir feliz. Porque a Educação Infantil se trata disso: de brincar, atuar e descobrir.
PERÍODO INTEGRAL:
7h30min – 18h30min
PERÍODO INTERMEDIÁRIO:
11h30min às 18h15min
PERÍODO VESPERTINO:
13h10min – 17h30min
Construímos o conceito de Arte com a criança e sua busca pelo aprimoramento do senso estético, através do desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e do respeito por tudo o que se manifesta culturalmente e entendemos o processo criativo da criança como um meio de expressar suas emoções, construções e tendências.
Consideramos nosso papel para que as crianças compreendam a importância cultural que a Arte tem para uma sociedade.
Desenvolve o movimento corporal global do aluno, auxiliando no treino do
equilíbrio e da concentração tanto nas atividades práticas quanto teóricas.
O principal objetivo do LIV, Laboratório Inteligência de Vida, é preparar os alunos para os desafios do século XXI, através de um programa que desenvolve competências socioemocionais. Entender tudo de ciências, matemática e geografia não é mais suficiente nos dias de hoje. O projeto LIV se propõe a investir na relação entre o aluno e a escola, com tudo que ela engloba: aprendizagem, dificuldades, relações de companheirismo, relações de hierarquia e, principalmente, interação com pessoas diferentes, com valores e ideias diferentes.
O Programa
Do Infantil ao 3° ano
Nos primeiros anos da escola, o objetivo é criar um espaço coletivo no qual as crianças saibam que todos os sentimentos são permitidos. Os alunos são acompanhados por personagens que, ao longo de suas histórias, vivem, sentem e se relacionam como eles. No decorrer dos anos, eles entrarão em contato com o mundo das emoções e dos sentimentos, descobrindo-se em pequenas questões, tais como: O que é raiva? E tristeza? Como o meu corpo e o meu rosto reagem na presença dessas emoções? Autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento serão os 4 grandes pilares que sustentarão esse processo.
Do 4° ano ao 9° ano
Entendemos que um cidadão não se forma apenas com boas notas. Habilidades sociais e emocionais são fundamentais no processo de formação dos jovens. Muitos alunos que alcançam sucesso escolar não conseguem atingir seu auge profissional por algum bloqueio emocional, como timidez, dificuldade de se relacionar em equipe, dentre outros. Pensando nisso nosso material é baseado em 6 habilidades indispensáveis para os desafios da atualidade: colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança.
Para facilitar o ensino e a aprendizagem dessas habilidades, utilizamos o conceito de hábito. A ideia é que, dada uma situação, os alunos criem o hábito de agir de determinada forma. Cada uma das habilidades foi associada a três hábitos (totalizando 18 hábitos). Eles serão ensinados ao longo da vida escolar e possuem um nome metafórico, de modo a facilitar o entendimento do aluno. Isso significa que, em todos os anos ele terá contato com todas as habilidades, porém com enfoques diferentes. O objetivo é que, ao final do Ensino Fundamental, o aluno tenha internalizado os 18 hábitos do currículo de LIV.
Aprimora os movimentos corporais e concentração além de desenvolver o
ritmo e a sensibilidade.
Desenvolve os fundamentos da modalidade além de trabalhar o
companheirismo, a coordenação dos movimentos e a competitividade.
O Ensino por Projetos na Educação Infantil pode ocorrer de duas formas distintas: com base no interesse ou na necessidade do grupo e de acordo com a faixa etária que o compõe.
A observação da professora regente e especialistas é peça fundamental para definir o tema a ser abordado. Por isso a importância de sermos uma equipe comunicativa e engajada no desenvolvimento de cada um dos nossos alunos. Temos a ciência de que cada criança é única e por assim ser, aprendem e sentem de formas diferentes.
O aprender precisa fazer sentido para que tenha significado.