Área do Aluno  Escola Pedro Apóstolo

Slide

Fundamental I

Os primeiros anos do Ensino fundamental são determinantes no processo do letramento e alfabetização, pois a partir do momento que a criança aprender ler, escrever e interpretar, um mundo de possibilidades se abre para ela. Aqui na Escola Pedro Apóstolo fazemos esse processo acontecer por meio da experiência dos nossos alunos, de projetos trimestrais, aulas de campo, jogos de raciocínio lógico e o incentivo à pesquisa.

Ensinamos nosso (a) aluno (a) a descobrir sua melhor a sua melhor forma de aprender.

Fundamental II

Nos anos finais do Ensino Fundamental, os adolescentes aprofundam os conhecimentos já adquiridos e iniciam os estudos das matérias que serão a base da continuidade de sua educação no Ensino Médio. Esta é uma fase delicada e repleta de mudanças na qual os jovens buscam maior autonomia.

A Escola Pedro Apóstolo visa uma prática pedagógica ativa, em que os conhecimentos ensinados em sala de aula vão além da explicação. Acreditamos que o processo de aprendizado acontece também por meio das dinâmicas de grupo, debates que desenvolvam o senso crítico, além de estimular a paixão pela pesquisa científica.

Fundamental I

PERÍODO INTEGRAL:
7h30min – 18h30min

PERÍODO INTERMEDIÁRIO:
11h15min às 18h30min

PERÍODO VESPERTINO:
13h10min – 17h40min

Fundamental II

PERÍODO MATUTINO (6º AO 9º
ANO): 7h30min – 12h00min
Grupo de Estudo Dirigido no
contra turno.

Apoio Pedagógico

Todos os alunos da nossa escola têm a sua disposição o Apoio Pedagógico ao longo do Ano Letivo para auxiliar em questões cotidianas ou mesmo no melhor aproveitamento nas avaliações.

No caso do Ensino Fundamental 1, ele ocorre regularmente duas vezes por semana, após a aula e no Fundamental 2 no contra turno através do Grupo de Estudo.

Já os alunos que frequentam o período Integral têm diariamente na grade matinal o Apoio Pedagógico acompanhado pela professora regente.

LIV

O grande objetivo do LIV, Laboratório Inteligência de Vida, é preparar os alunos para os desafios do século XXI, através de um programa que desenvolve competências socioemocionais. Entender tudo de ciências, matemática e geografia não é mais suficiente nos dias de hoje. O projeto LIV se propõe a investir na relação entre o aluno e a escola, com tudo que ela engloba: aprendizagem, dificuldades, relações de companheirismo, relações de hierarquia e, principalmente, interação com pessoas diferentes, com valores e ideias diferentes.

O Programa
Do Infantil ao 3° ano

Nos primeiros anos da escola, o objetivo é criar um espaço coletivo no qual as crianças saibam que todos os sentimentos são permitidos. Os alunos são acompanhados por personagens que, ao longo de suas histórias, vivem, sentem e se relacionam como eles. No decorrer dos anos, eles entrarão em contato com o mundo das emoções e dos sentimentos, descobrindo-se em pequenas questões, tais como: O que é raiva? E tristeza? Como o meu corpo e o meu rosto reagem na presença dessas emoções? Autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento serão os 4 grandes pilares que sustentarão esse processo.

Do 4° ano ao 9° ano

Entendemos que um cidadão não se forma apenas com boas notas. Habilidades sociais e emocionais são fundamentais no processo de formação dos jovens. Muitos alunos que alcançam sucesso escolar não conseguem atingir seu auge profissional por algum bloqueio emocional, como timidez, dificuldade de se relacionar em equipe, dentre outros. Pensando nisso nosso material é baseado em 6 habilidades indispensáveis para os desafios da atualidade: colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança.

Para facilitar o ensino e a aprendizagem dessas habilidades, utilizamos o conceito de hábito. A ideia é que, dada uma situação, os alunos criem o hábito de agir de determinada forma. Cada uma das habilidades foi associada a três hábitos (totalizando 18 hábitos). Eles serão ensinados ao longo da vida escolar e possuem um nome metafórico, de modo a facilitar o entendimento do aluno. Isso significa que, em todos os anos ele terá contato com todas as habilidades, porém com enfoques diferentes. O objetivo é que, ao final do Ensino Fundamental, o aluno tenha internalizado os 18 hábitos do currículo de LIV.

Fonte: www.inteligenciadevida.com.br

Capoeira

Os benefícios da capoeira vão além do preparo físico propriamente dito. Além de ser culturalmente importante para os alunos, a capoeira desenvolve o espírito de equipe, a empatia e a resiliência

Judô

Desenvolve o respeito, a concentração, o equilíbrio e a disciplina do aluno. Para Ensino Fundamental I.

Dança

Aprimora os movimentos corporais e concentração além de desenvolver o ritmo e a sensibilidade. Para Ensino Fundamental I.

Futsal

Desenvolve os fundamentos da modalidade além de trabalhar o companheirismo, a coordenação dos movimentos e a competitividade. Para Ensino Fundamental I e II

Nossa escola trabalha com o ensino através de projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. A definição de cada trabalho é realizada por alunos e professores, através de abordagens como desenho, conversas informais e assembleias de pequenos e grandes grupos.

O objetivo é permitir que os alunos desenvolvam autonomia ao pesquisar, construir suas opiniões, questionar e que desenvolvam seus próprios conceitos. No entanto, acreditamos que o ensino por projetos não pode ser visto separadamente dos conteúdos da Nova Base Nacional Curricular Comum.