Os primeiros anos do Ensino fundamental são determinantes no processo do letramento e alfabetização, pois a partir do momento que a criança aprender ler, escrever e interpretar, um mundo de possibilidades se abre para ela. Aqui na Escola Pedro Apóstolo fazemos esse processo acontecer por meio da experiência dos nossos alunos, de projetos trimestrais, aulas de campo, jogos de raciocínio lógico e o incentivo à pesquisa.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, os adolescentes aprofundam os conhecimentos já adquiridos e iniciam os estudos das matérias que serão a base da continuidade de sua educação no Ensino Médio. Esta é uma fase delicada e repleta de mudanças na qual os jovens buscam maior autonomia.
A Escola Pedro Apóstolo visa uma prática pedagógica ativa, em que os conhecimentos ensinados em sala de aula vão além da explicação. Acreditamos que o processo de aprendizado acontece também por meio das dinâmicas de grupo, debates que desenvolvam o senso crítico, além de estimular a paixão pela pesquisa científica.
PERÍODO INTEGRAL:
7h30min – 18h30min
PERÍODO INTERMEDIÁRIO:
11h30min às 18h15min
PERÍODO VESPERTINO:
13h10min – 17h40min
PERÍODO MATUTINO (6º AO 9º
ANO): 7h30min – 12h00min
Grupo de Estudo Dirigido no
contra turno.
No caso do Ensino Fundamental Anos Iniciais, ocorre regularmente duas vezes por semana com o professor regente, que através verifica a necessidade através da observação do aluno em sala.
Nos anos finais do Fundamental, os alunos realizam semanalmente com a Oficina de Matemática. Um momento dedicado ao treino e aprimoramento dos estudos tanto no nível básico e/ou avançado.
O principal objetivo do LIV, Laboratório Inteligência de Vida, é preparar os alunos para os desafios do século XXI, através de um programa que desenvolve competências socioemocionais. Entender tudo de ciências, matemática e geografia não é mais suficiente nos dias de hoje. O projeto LIV se propõe a investir na relação entre o aluno e a escola, com tudo que ela engloba: aprendizagem, dificuldades, relações de companheirismo, relações de hierarquia e, principalmente, interação com pessoas diferentes, com valores e ideias diferentes.
O Programa
Do Infantil ao 3° ano
Nos primeiros anos da escola, o objetivo é criar um espaço coletivo no qual as crianças saibam que todos os sentimentos são permitidos. Os alunos são acompanhados por personagens que, ao longo de suas histórias, vivem, sentem e se relacionam como eles. No decorrer dos anos, eles entrarão em contato com o mundo das emoções e dos sentimentos, descobrindo-se em pequenas questões, tais como: O que é raiva? E tristeza? Como o meu corpo e o meu rosto reagem na presença dessas emoções? Autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento serão os 4 grandes pilares que sustentarão esse processo.
Do 4° ano ao 9° ano
Entendemos que um cidadão não se forma apenas com boas notas. Habilidades sociais e emocionais são fundamentais no processo de formação dos jovens. Muitos alunos que alcançam sucesso escolar não conseguem atingir seu auge profissional por algum bloqueio emocional, como timidez, dificuldade de se relacionar em equipe, dentre outros. Pensando nisso nosso material é baseado em 6 habilidades indispensáveis para os desafios da atualidade: colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança.
Para facilitar o ensino e a aprendizagem dessas habilidades, utilizamos o conceito de hábito. A ideia é que, dada uma situação, os alunos criem o hábito de agir de determinada forma. Cada uma das habilidades foi associada a três hábitos (totalizando 18 hábitos). Eles serão ensinados ao longo da vida escolar e possuem um nome metafórico, de modo a facilitar o entendimento do aluno. Isso significa que, em todos os anos ele terá contato com todas as habilidades, porém com enfoques diferentes. O objetivo é que, ao final do Ensino Fundamental, o aluno tenha internalizado os 18 hábitos do currículo de LIV.
O basquete auxilia no desenvolvimento de habilidades de concentração, aprimora os reflexos e gera experiências relacionais, além de estimular a serotonina na corrente sanguínea, o que resulta da diminuição do estresse e contribui para a melhora do humor, especialmente da fase da adolescência.
Desenvolve o respeito, a concentração, o equilíbrio e a disciplina do aluno.
Aprimora os movimentos corporais e concentração além de desenvolver o ritmo e a sensibilidade.
Desenvolve os fundamentos da modalidade além de trabalhar o companheirismo, a coordenação dos movimentos e a competitividade.
O objetivo é proporcionar ao aluno o protagonismo no desenvolvimento das suas competência e que ao realizar pesquisas acerca do tema estudado, desenvolva autonomia ao construa suas opiniões e aprenda sobretudo a respeitar a opinião do grupo.