Notícias

Alunos participam de Olimpíada Nacional de História do Brasil

Uma olimpíada que não tem bola e nem esforço físico. Também não testa conhecimentos matemáticos. É a Olimpíada Nacional de História do Brasil. Criada pelo departamento de história da UNICAMP, a olimpíada está em sua décima edição e esse ano contará com a presença de três alunos do 9ª ano da Escola Pedro Apóstolo, de Curitiba.

 

Guiados pelo professor Angelo, André, Maria Clara e Fernando foram selecionados em uma prova na escola para compor o time “Os Supremos”. A olimpíada consiste de sete fases, sendo seis delas realizadas na própria escola, no período da tarde. As primeiras seis fases são online e têm o tempo de uma semana em que os alunos recebem questões para serem resolvidas.

 

Usando uma somatória, a cada fase que a equipe passar irá acumular pontos ao grupo. Após aprovação em seis fases, a última delas é realizada na UNICAMP em São Paulo, presencialmente.

 

“A Olimpíada de História auxilia os alunos na reflexão de ideias e na motivação de debate. Participar desse desafio é importante para os alunos adquirirem mais responsabilidade e experiência na área de pesquisa, muito exigida nas faculdades em todo o Brasil”, comenta o professor Angelo.

 

São mais de 13 mil equipes competindo pelo título de campeão e há três anos Curitiba não tem uma equipe finalista.

 

Voltar